Plantar uma cadeira, mesa ou candeeiro? Este designer acredita que o futuro será assim



O designer inglês Gavin Munro acredita que construir uma peça de mobília tradicional pressupõe um trabalho de décadas: há que plantar uma árvore, esperar que ela cresça, cortá-la e transportar a madeira para a fábrica. Para encurtar este período temporal, o designer está a desenvolver uma nova técnica que incorpora o crescimento da árvore na formação da própria peça de mobiliário, seja uma cadeira, mesa ou candeeiro.

Segundo o designer, ao fazer crescer a árvore na forma que queremos, poupamos energia e combustível, e todas as ferramentas necessárias para produzir a mobília.

O processo é simples. Há que plantar e regar as árvores, como habitual. À medida que estas crescem, é necessário enxertá-las, e quando ficam maduras, colhê-las e poli-las ao gosto do designer. Ao utilizar moldes de plástico que ele próprio desenha, Munro consegue criar mobília de forma mais sustentável. Para além disso, não só cria mobília pouco habitual como produz oxigénio durante o dia e absorve dióxido de carbono à noite.

Licenciado em design de mobília, Munro começou a produzir mobília em 2011, com 3.000 árvores plantadas em 10.100 metros quadrados.

[nggallery id=2663 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...