Quantos pesticidas já comeu hoje?



Vamos a meio da manhã, provavelmente já tomou o pequeno almoço, talvez até já tenha feito um lanchinho para reconfortar o estômago até ao almoço. Tudo o que comeu soube-lhe bem, tudo coisas gostosas, mas a pergunta que se impõe agora é: que quantidade de pesticidas continha cada um dos alimentos que ingeriu até agora?

A resposta é dada pelas autoridades nacionais da União Europeia, num estudo agora publicado pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar: cerca de 97% dos produtos que ingerimos diariamente contém resíduos de pesticidas na sua composição. Depois de analisadas 84,341 amostras, provenientes de agricultura convencional, foi possível concluir que 97,2% dos produtos continham vestígios de um ou mais entre 774 pesticidas diferentes.

Segundo a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, os números agora conhecidos não representam um perigo para a saúde dos consumidores europeus. Opinião diferente parece ter a Quercus e o PAN-Europe.

Segundo a Quercus, a situação é ainda mais grave quando se sabe que cerca de 28% dos alimentos apresentaram resultados positivos para resíduos múltiplos de pesticidas, também conhecidos como cocktails de pesticidas, nunca tendo sido a sua segurança testada.

Frutas e vegetais estão especialmente expostos a altos níveis de pesticidas. É o caso das uvas, onde foram detectados até 30 pesticidas diferentes em 77,3% das amostras.

Três quartos das amostras analisadas vieram de países europeus, incluindo a Noruega e a Islândia, vindo o outro quarto de países não especificados. Um terço de todos os pesticidas detectados é ilegal na União Europeia.

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...