Moçambique vai construir primeira central solar



A primeira central fotovoltaica em Moçambique vai nascer em Mocuba, e vai gerar cerca de 40,5 MW de potência, que vão fornecer a região norte do país, permitindo a estabilização da rede de transporte, que tem actualmente várias deficiências, bem  como o incremento do número de clientes.

O projecto público-privado será financiado pela International Finance Corporation (IFC), um membro do grupo do Banco Mundial, que irá disponibilizar um pacote de financiamento de 55 milhões de dólares (48 milhões de euros) e será desenvolvido numa parceria entre a Scatec Solar, um produtor independente de energia norueguês, a também norueguesa Norfund, uma  agência financeira de desenvolvimento, e pela Electricidade de Moçambique (EDM). 

Para o presidente do Conselho de Administração da EDM, Mateus Magala, “a assinatura do financiamento de Mocuba é uma grande conquista para a EDM e para o sector de energia de Moçambique”. 

Já o director da IFC, Jumoke Jagun-Dokunmu destacou “o nosso investimento na primeira central de produção de energia solar de grande dimensão em Moçambique reafirma o compromisso da IFC para a energia renovável em mercados emergentes. Existe um acesso limitado à energia em Moçambique, particularmente nas zonas rurais. Este investimento alargará o abastecimento de energia numa das regiões menos desenvolvidas do país e ao mesmo tempo ajudará também as infraestruturas de energia e promoverá os investimentos directos estrangeiros numa altura importante”.

O projecto de construção da Central Fotovoltaica de Mocuba merece especial destaque devido aos benefícios sociais e económicos, pelo impacto ambiental e pela inovação, que vai colocar Moçambique como um promotor de referência de energias renováveis na África subsariana.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...