ESA vai lançar satélite para monitorizar poluição ambiental



A Agência Espacial Europeia (ESA) deverá lançar o Sentinel 5P para o espaço em Setembro ou Outubro próximos A sua missão? Procurar todo o tipo de gases poluentes, como o metano (proveniente maioritariamente da actividade agrícola) ou o dióxido de nitrogénio (combustíveis fósseis, e até fogos florestais), entre muitos outros.

O Sentinel-5P será ainda capaz de monitorizar a concentração de cinzas vulcânicas, contribuindo para a segurança aérea, ou de alertar para níveis elevados da radiação UV, que podem causar cancro da pele e irá mapear o planeta diariamente. Conseguindo inclusivamente monitorizar os níveis de poluição país por pais, de forma individual. Esses dados podem depois ser comparados com os declarados por cada país, para que não existam “desvios”.  

Mas se o satélite agora lançado já consegue fazer tudo isto, não deixa de ser apenas apenas um dos elementos de um programa mais vasto de observação terrestre. Quando estiver totalmente operacional, o Programa Copérnico vai incluir 20 missões diferentes, entre as quais estão 15 satélites dedicados e 5 módulos montados noutros satélites.

Passaremos assim a ter acesso a um conjunto muito mais vasto de dados e em tempo real, algo que não tem paralelo hoje em dia,  que permitirão assim gerir muito melhor qualquer política ambiental. O director dos Programas de Observação Terrestre na ESA, Josef Aschbacher, refere a propósito que “nunca existiu um programa assim no mundo”, pelo que os “outros parceiros, como os Estados Unidos, procuram já parcerias com a UE para ter também acesso a estes dados.”  

Foto: ESA





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...