A partir de 2 de Agosto a humanidade vive a crédito
A humanidade vai viver a crédito a partir de 2 de Agosto, porque nessa data consumimos todos os recursos naturais que o nosso planeta consegue renovar num ano. Até 31 de Dezembro são quatro meses inteiros, um terço do ano.
Os cálculos foram feitos pela Global Footprint Network, em conjunto com a WWF, e foram contabilizados dados como as emissões de carbono que as florestas não conseguem absorver, os recursos consumidos nas pescas, actividades agrícolas ou exploração das florestas. E, não surpreendentemente, as duas organizações avisam que todos os anos, o dia do “Overshooting” (da ultrapassagem), chega todos os anos um pouco mais cedo. Em 2016 o dia chegou a 3 de Agosto, mas essa diferença de um dia foi atípica. Geralmente é mais e em 1997, quando o estudo começou a ser feito, o dia situava-se no final de Setembro.
“Para sustentar as nossas necessidades precisávamos do equivalente a 1,7 planetas” por isso é absolutamente fundamental mudar estas datas. “Ganhar 5 dias por ano era tudo o que necessitávamos para trazer a pegada ecológica da humanidade de volta para um planeta em 2050.” Apenas 5 dias por ano, e não é que as soluções não existam. Só falta mesmo vontade. Para saber mais, pode visitar o site dedicado Overshoot Day
Foto: Cco Public Domain