Comissão Europeia lança consulta pública sobre produção e consumo sustentáveis
Até 2050, a população mundial atingirá 9 mil milhões de pessoas, prevendo-se que a procura de géneros alimentícios, alimentos para animais e fibras possa aumentar até 70%, a nível mundial.
Para garantir a utilização dos recursos naturais de uma forma mais eficiente, a Comissão Europeia (CE) tenciona rever as políticas de consumo e produção da União Europeia (EU), tendo lançado um processo de consulta pública que estará aberto até 3 de Abril, avançou o jornal Hiper Super.
A consulta pública – com duração de nove semanas – procura recolher pontos de vista sobre as diferentes opções para uma futura política mais ambiciosa em matéria de consumo e produção sustentáveis.
Fornecer informações específicas sobre políticas em matéria de concepção de produtos, reciclagem e gestão de resíduos, incentivar os organismos públicos a privilegiar soluções compatíveis com o ambiente e desenvolver acções para melhorar o desempenho ambiental dos produtos (Impacto Ambiental dos Produtos – IAP) e das organizações (Impacto Ambiental das Organizações – IAO) são alguns dos objectivos da consulta.
A consulta debruça-se sobre quase todas as políticas da UE, o que explica a existência de cerca de 50 perguntas. Cerca de metade destas destina-se ao público em geral, e as restantes perguntas a grupos interessados, tais como governos, associações industriais e empresas privadas.
Tal como indicado no “Roteiro para uma Europa eficiente na utilização de recursos”, adoptado em Setembro passado, as empresas terão de produzir mais valor acrescentado com menos recursos, e os consumidores terão de adoptar padrões de consumo mais sustentáveis para os produtos e serviços, explica a CE.