Lisboa: Candeeiros sustentáveis da Ikea são destaque internacional
No Natal, 2.400 suportes para sacos de plástico da Ikea foram transformados em candeeiros (ou árvores) pelo ateliê português Like Architects. A instalação ficou disponível na Praça D. Pedro IV, em Lisboa, e transformou estes objectos – feitos a partir de plástico reciclado – em 30 candeeiros iluminados com LED, transformando por completo esta área da baixa lisboeta.
Esta semana, a instalação foi destacada pela imprensa internacional – veja aqui o artigo do Inhabitat – e trazia um pedido. A Like está à procura de uma nova casa para esta exibição. Alguma sugestão?
Completamente modular, a instalação foi construída no estúdio do ateliê e depois transportada para a praça. As 30 peças foram depois presas ao chão, por razões de segurança e estabilidade, num processo que não teve qualquer impacto no meio ambiente.
Com 3,6 metros de altura, os candeeiros – ou serão árvores? – são formados por centenas de suportes para sacos de plástico da Ikea (os Rationell Variera), que foram depois ligados por um fino pedaço de metal e as luzes LED brancas.
Caso não tenha tido oportunidade de passar pela baixa lisboeta, fique com as fotos (para mais tarde recordar).