Um grupo de cidadãos pretende alargar horário de transporte de bicicletas no Metro de Lisboa, tendo lançado uma petição pública online para dar a entender os seus pontos de vista e, porque não, pressionar a transportadora a aceitar este conselho.
Os organizadores desta petição pretendem que se possa transportar bicicletas no metropolitano, nos dias de semana, entre as 10h e 17h, e a partir das 20h.
Paralelamente, aconselham a que se mantenha a permissão de transporte de bicicletas, sem custos acrescidos, durante todo o dia aos fins-de-semana e feriados.
Actualmente, explica o Menos Um Carro, pode-se transportar bicicletas no Metro de Lisboa, nos dias úteis, depois das 20h. Aos sábados, domingos e feriados, pode-se fazê-lo durante todo o dia, caso não se verifiquem grandes aglomerações de passageiros. E se não paga mais por isso.
Entre os argumentos para esta petição pública está o facto de “as carruagens do Metropolitano de Lisboa, fora das horas de ponta, têm na esmagadora maioria das vezes bastante espaço livre” e que o período de permissão em vigor “impossibilita a utilização dos modos bicicleta + metro em ambos os movimentos pendulares”.
Conheça, no link, outras das razões que os organizadores evocam.
A petição, que foi bastante comentada durante o dia de ontem nas redes sociais, sobretudo Twitter, conta para já com 700 assinaturas. Será entregue à administração do Metropolitano de Lisboa no dia 1 de Março.









