Este sistema promete purificar água com luz do Sol
Deshawn Henry, um estudante de Engenharia Civil da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, criou uma lente solar capaz de filtrar água. O sistema é barato e, de acordo com o jovem, tem o potencial para ajudar as comunidades com menor acesso a água potável.
Deshawn Henry utilizou materiais baratos de uma loja de hardware para chegar à sua invenção: o resultado foi um equipamento capaz de filtrar 99,9% das impurezas de um litro de água em cerca de uma hora.
A lente aumenta a luz solar e aquece um litro de água a uma temperatura suficiente para filtrá-la. À medida que o Sol muda de posição no céu, o recipiente de água precisa ser ajustado a fim de ficar no ponto focal da lente. O processo de aquecimento elimina os agentes patogénicos presentes na água, deixando-a limpa e potável.
A ideia de Henry poderá ter potencial para ajudar a população de países menos desenvolvidos, sobretudo em África e na Ásia, uma vez que os tratamentos de água são caros. Mais de mil milhões pessoas em todo o mundo não têm acesso à água limpa, o que leva à morte de uma criança com menos de 5 anos a cada minuto.
O próximo passo do jovem norte-americano é criar uma lente maior, que conseguirá limpar uma quantidade maior de água, e tornar o equipamento mais eficiente: é que filtrar um litro de água por hora não é suficiente para dar vazão à procura de uma família de cinco pessoas.