Nova Iorque: um parque que muda de cor consoante o calor



O Green Carceri é a extensão verde em forma de zig-zag criada pelo ateliê Tarquitectos para o famoso parque High Line, de Nova Iorque. A estrutura, que está organizada em torno de um núcleo central, vai ter a capacidade de mudar de cor dependendo da temperatura.

O espaço projectado vai estar equipado com um centro de investigação botânica, uma biblioteca e uma área residencial. Um design passivo e uma variedade de sistemas energéticos renováveis vão diminuir a pegada ecológica do edifício ao passo que várias rampas verdes que emergem ao nível do solo vão ser utilizadas como mini-jardins.

O principal objectivo do design é criar uma extensão do espaço público envolta do High Line. O edifício vai ter um telhado verde que confere isolação e aproveita a água das chuvas para irrigação e para arrefecer os sistemas mecânicos. Os mini-jardins e mini-estufas vão permitir aos cidadãos interagirem com os botânicos do centro de investigação e aprender sobre hortas urbanas.

Adicionalmente, a forma em zig-zag da extensão promove a ventilação natural e está coberta numa tinta com propriedades térmicas que muda de cor dependendo da temperatura exterior.

[nggallery id=666 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...