Alterações climáticas nos Açores em discussão pública



Entrou ontem em discussão pública a proposta de Programa Regional para as Alterações Climáticas nos Açores (PRAC). O documento está disponível no sítio da Internet do Governo Regional.

Considerado pelo executivo dos Açores um instrumento indispensável para a boa adaptação do arquipélago às alterações climáticas, o PRAC vai estar em discussão pública até ao dia 15 de Novembro.

Segundo o director regional do Ambiente, Hernâni Jorge, o PRAC propõe medidas que “visam a redução da emissão de gases com efeito de estufa e o estabelecimento de um sistema de inventário com actualização anual das emissões”.

No documento que está agora acessível ao público lê-se também que este programa tem por objectivos “aumentar a resistência a eventos meteorológicos extremos e/ou melhorar a capacidade de resposta em situação de emergência”.

Hernâni Jorge admitiu em declarações à Lusa que se prevê nos Açores um aumento da temperatura e a subida do nível das águas do mar, com impactos nas actividades económicas, erosão costeira e intrusão salina nas águas subterrâneas.

Foto: Américo Almeida / flilckr 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...