Meseta ibérica: mais de 90% da produção dos cogumelos silvestres está perdida
Devido à seca e aos incêndios, a produção de cogumelos silvestres foi dada como perdida por investigadores da micologia ibérica. Calcula-se que só uma percentagem inferior a dez por cento terá escapado.
Este Outono foi considerado por Juan António Sanchez, investigador do Instituto de Restauración y Medio Ambiente de Leon, Espanha, o pior em mais de 30 anos para a proliferação de cogumelos silvestres.
Para este investigador “se não chover antes da entrada do frio de Inverno”, a ausência de cogumelos de diversas espécies será “quase total”. Se o pior cenário acontecer, estarão em causa cerca de um milhar de postos de trabalho sazonais, calcula Sanchez, e ainda mais umas quantas baixas na indústria que está associada à produção de cogumelos, que não terá matéria-prima para trabalhar.
Juan António Sanchez é parceiro da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes e do Instituto Politécnico de Bragança e colaborou em mais de três dezenas de livros e outras publicações sobre cogumelos silvestres em países como Portugal, Espanha e Itália.
Foto: via Creative Commons