Como escolher um detergente ecológico?
Em 1992, a União Europeia criou o rótulo ecológico europeu – Ecolabel – um logo que indica aos consumidores que estão a comprar um produto que, ao longo do seu ciclo de vida, tem um impacto reduzido no ambiente. Todos os produtos que ostentam este rótulo são analisados desde a extracção da matéria-prima necessária ao seu fabrico até à deposição do produto após o fim da sua vida útil. Nesta análise são tidos em conta o consumo de energia, a poluição da água e do ar, a produção de resíduos, a gestão sustentável das florestas e a poluição sonora e dos solos.
Esta certificação é um processo voluntário, cabendo às empresas a candidatura dos seus produtos e respectiva atribuição de um determinado rótulo. Vinte e quatro anos depois do Ecolabel ter entrado em vigor, esta certificação ambiental está em produtos que utilizamos em praticamente todas as divisões de casa – e nem os detergentes escapam. Hoje, existem no mercado vários detergentes para a cozinha, chão, máquina de loiça e lavar ou casa de banho que já têm este rótulo.
Estes detergentes são biodegradáveis e não têm substâncias nocivas na sua composição. Tendo em conta a grande quantidade de vezes em que os utilizamos, vale a pena escolher estas opções, avisa a organização não-governamental de ambiente (ONGA) Quercus. Veja o Minuto Verde que aborda o pertinente tema.
O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida aos dias úteis na RTP.