O paraíso é aqui: ilhas maravilhosas quase desconhecidas do mundo



As ilhas remotas e isoladas são o que nos sobra de milhares de anos de civilização destruidora. Protegidas do stress da vida moderna, elas podem transformar-se rapidamente num retiro que nos faça as pazes com a natureza – ou vice-versa -, uma espécie de paraíso individual.

Há muito que gastamos muitas linhas a falar de ilhas paradisíacas, até porque muitas delas lutam contra as alterações climáticas – tentam sobreviver ao aumento do nível médio do mar – e outras astutamente libertam-se das amarras dos combustíveis fósseis, tornado-se, pela primeira vez, energeticamente auto-suficientes.

Veja a lista de nove ilhas que provavelmente nunca terá ouvido falar

1.Ilhas Summer, Escócia

Um café, uma estação de correios e algumas cabanas. É este o retracto das ilhas Summer, um arquipélago perdido na Escócia e cuja principal ilha, Tanera Mor, oferece alguma civilização e condição remota – pode acomodar até 35 pessoas e tem uma vida selvagem abundante.

2.San Andres, Colômbia

Situada a 700 quilómetros da Colômbia continental, San Andres é uma ilha das Caraíbas sem os resorts e o glamour. Convencido? E há um bónus: os seus corais fazem parte da Reserva de Biosfera da UNESCO.

3.Chiloe, Chile

Situado perto de Puerto Montt, Patagónia do Norte, o arquipélago de Chiloe tem nas paisagens misteriosas e saber ancestral as suas mais-valias. A maior ilha do arquipélago, Isla Grande, tem pequenas aldeias costeiras com habitações de madeira. “Apesar de Charles Darwin ter passado algum tempo aqui, os turistas não”.  É um excelente ponto de partida para investigar mais de Chiloe, não lhe parece?

4.Ilha Lord Howe, Austrália

Em Lord Howe não há telemóveis e a velocidade limite é de 24 km/h para os poucos veículos autorizados a andar. Situada na costa leste de New South Wales, a ilha é o reflexo da calma australiana de olhar para o mundo. De origem vulcânica, a ilha tem mais de 90 espécies de corais e 500 peixes tropicais.

5.Isle au Haut, Maine, EUA

Todos os habitantes de Isle au Haut gostam que a ilha dê pouco nas vistas. Localizada a 27 quilómetros da costa rochosa do Maine, Isle au Haut é um local calmo para estar, sobretudo devido ao facto de uma reserva natural ocupar grande parte da ilha. E mesmo os turistas que por lá andam nos meses de Verão não a transformam, por exemplo, num resort luxuoso e densamente frequentado.

6.Ilha do Ibo, Moçambique

Apesar de não ser uma das mais conhecidas ilhas moçambicanas, a Ilha do Ibo tem uma história secular – foi posto de comércio árabe, recebeu piratas e portugueses. Apesar de tudo, ela mantém-se pouco alterada em relação à sua era pré-descoberta.  Situada no arquipélago de Quirimbas, no Oceano Índico, a ilha continua com grandes influências árabes e tem um parque natural.

7.Juist, Ilhas East Frisian

Situada no Mar do Norte, esta ilha alemã é também conhecida como “terra mágica”. Apesar de “ilhas” e “Alemanha” não combinarem muito bem, a verdade é que Juist faz parte do Património da Humanidade, da UNESCO, e permanece largamente intocada. A única forma de andar na ilha é de cavalo ou a pé – os carros estão proibidos. Juist pretende libertar-se do carbono em 2030, o que também faz sentido para fazer parte desta lista.

8.Ilhas Corn, Nicarágua

Nas Corn não há lojas de t-shirts ou sinais de turismo em massa. Divididas entre Pequena Corn e Grande Corn, estas ilhas foram habitadas por piratas e são hoje local de romaria para quem pretende ter uns dias a só com a natureza e o estritamente necessário.

9.Koh Rong, Cambodja

Situada a 25 quilómetros de Sihanoukville, a ilha de Koh Rong é a segunda maior do Cambodja, o que joga claramente a seu favor. Com quatro aldeias costeiras, a ilha permanece intocada, assim como as águas límpidas e a vasta floresta.

Fotos: gordon.milligan / Joao Carlos Medau / Silviapef / patchtok / nschouterden / Wayfaring Sinh / gerriet / H Dragon / Aaron Bradford / Creative Commons

[nggallery id=1049 template=greensavers]

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...