África do Sul: antigos contentores convertidos em espaço de brincadeira para crianças
O atelier sul-africano Architects of Justice foi contratado para desenhar uma biblioteca. Contudo, o projecto ficou sem financiamento e os arquitectos tiveram de encontrar uma solução económica que permitisse a construção da biblioteca. A solução foi criar o edifício a partir de contentores de exportação, garantindo um espaço de qualidade e interacção para as crianças.
A SEED Library, como foi denominada a biblioteca, pretende ser também um protótipo que possa ser reproduzido em outros locais e sob condições financeiras semelhantes. Os contentores foram posicionados perpendicularmente. O contentor superior, pintado de verde e cinzento, serve como sala de leitura e tem pequenas salas de estudo. O espaço inferior é destinado a actividades colectivas. Todo o edifício está equipado com iluminação LED.
A SEED Library foi distinguida com um prémio Loeries, um Gauteng Institute for Architects Merit Award, e foi concebida como uma solução semipermanente que pode servir de modelo para outros espaços.
[nggallery id=3376 template=greensavers]