Ilha Deserta: voluntários recolheram 1400 kg de lixo
Um objectivo comum ligava 190 voluntários que ontem se juntaram na ilha deserta, Algarve: a limpeza e recolha de lixo do areal desta praia paradisíaca em plena Ria Formosa. Numa extensão de aproximadamente 5 km de costa, ria e mar, os voluntários conseguiram recolher mais de 1400 quilos de lixo.
Organizada pela Straw Patrol, a iniciativa tinha como objectivo recolher o máximo de lixo possível. No terreno, os voluntários encontraram muito lixo ligado a artes de pesca perdida, como covos e outras armadilhas para polvos, cabos, cordas, bóias, redes variadas. No entanto, também outro tipo de lixo estava presente, com várias garrafas de plástico e vidro, roupa, uma bicicleta, uma churrasqueira, e até uma arca congeladora a poluir o areal.
Em comunicado, a Straw Patrol lamenta que, apesar do muito esforço e empenhos dos voluntários, muito trabalho tenha ficado ainda por fazer. “O lixo recolhido representa apenas uma pequena parte do que foi encontrado na ilha Deserta”, alerta a Straw Patrol. Isto porque, para além da imensa quantidade de lixo encontrada, também dois golfinhos e várias aves marinhas já mortas estavam no areal da praia. “Uma informação prontamente encaminhada ao destacamento da Polícia Marítima de Faro”, esclarecem.
Esta limpeza foi organizada pela Straw Patrol em colaboração com a empresa marítimo-turística Animaris (que ofereceu o transporte dos voluntários para a Ilha) e o Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Algarve (NEBUA) e teve ainda o apoio do restaurante Estaminé, da FAGAR, da Fundação Yves Rocher e da empresa Ansell Portugal.
Fotos: Straw Patrol
[nggallery id=3604 template=greensavers]