Reino animal: o que dizem os teus olhos?



Os olhos são uma parte muito importante do ser humano e, também no restante reino animal, eles têm diversas funções: desde a detecção de presas à atracção de membros do sexo oposto. Veja os animais com os olhos mais bonitos e porquê.

1.Lémure (Eulemur Flavifrons)

Esta subespécie de lémure é uma das únicas primatas, para além dos humanos, que têm olhos azuis. É natural de Madagáscar.

2.Aranha-saltadora (Philaeus chrysops)

Ao contrário das suas primas, a aranha-saltadora não precisa de trazer as suas presas para a teia. Elas têm quatro-olhos – dois podem sentir o movimento dos insectos e os restantes focam-se na presa antes de atacar.

3.Sapo-do-rio-Colorado (Bufo Alvarius)

Com 18 centímetros, estes são os gigantes do mundo dos sapos. Os seus olhos são grandes e belos, mas o animal é venenoso e o contacto com ele deve ser evitado.

4.Mosca-de-salteador (Asilidae)

Os olhos brilhantes de uma mosca-de-salteador remetem-nos para a ficção científica – do filme A Mosca, por exemplo. Para além de ser um dos insectos com melhor instinto predador, ela expele químicos paralisantes para as presas.

5.Estomatópode (Odontodactylus scyllarus)

Os humanos têm três fotorreceptores para nos ajudarem a ver; os estomatópodes têm 16.

6.Cabra (Capra aegagrus hircus)

A pupila rectangular das cabras pode ser explicada pela evolução: elas são as presas, não os caçadores, por isso a pupila aumenta a percepção de profundidades da cabra, assim como a sua visão periférica. Assim, ela consegue ver melhor os predadores.

7.Peixe-duende (opisthoproctus soleatus)

O peixe-duende tem olhos no topo da cabeça e pode olhar para a frente ou, em caso de pressentir perigo, ainda mais para cima.

8.Avestruz (Struthio camelus)

Os olhos de uma avestruz são grandes e belos. E castanhos. Eles têm cinco centímetros de diâmetro e são maiores que os das girafas, elefantes e olhos animais terrestres.

9.Lagartixa-leopardo (Eublepharis macularius)

Este predador sem medo alimenta-se de escorpiões e aranhas e pode ser encontrado nos desertos do Paquistão, Irão e Iraque. Mas, ao contrário de outras lagartixas, estas podem pestanejar.

10.Vieira (Argopecten irradians)

Sim, é verdade, a vieira tem olhos. Eles são uma espécie de sistema de segurança e funcionam como detectores de luz e movimento para avisar a vieira quando o predador está a chegar.

11.Társio (tarsius syrichta)

Cada olho do társio é do tamanho do seu cérebro – ele tem a maior percentagem de olhos, em relação ao seu tamanho, do reino animal. Isso permite-lhe caçar à noite e, ao mesmo tempo, evitar os predadores.

Fotos: Tambako The Jaguar / Graham Wise / Jasper Nance / Thomas Shahan / Michael Bok / Leo Reynolds / GreenAnswers.com / LHG Creative Photography / Rachael Tomster / Eric Heupel / Jan Hiroshi Lintvedt / Creative Commons

 [nggallery id=1566 template=greensavers]

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...