Alergias alimentares: quais os principais culpados?



Em Portugal meio milhão de pessoas tem alergias alimentares e algumas passam a vida inteira a tentar curá-las sem nunca chegar a perceber exactamente o que lhes faz mal. A agência que vigia os medicamentos e os alimentos nos Estados Unidos (Food and Drug Administration, FDA na sigla original) identificou os oito alimentos que provocam mais alergias.

Alguns são quase insuspeitos, como o leite, ovos, peixe (linguado e bacalhau) e o trigo, mas outros não surpreendem tanto, como é o caso dos mariscos, amendoins, soja e frutos de casca mais rija. Estes oito alimentos e todos os seus derivados são, de acordo com os especialistas, os que mais alergias provocam ao homem.

Porque nem sempre os sintomas de alergia se ficam pela urticária ou diarreia, a FDA alerta que estes alimentos podem provocar sintomas tão díspares como erupção cutânea, edema nos lábios ou no rosto, vómitos, cólicas, tosse, tonturas, inchaço nas cordas vocais e garganta, dificuldade em respirar e até mesmo perda de consciência. Fica o alerta: ao primeiro sinal de alergia procure imediatamente um médico.

Veja quais os alimentos que provocam mais alergias.

1.Leite

2.Ovos

3.Peixe (bacalhau e linguado)

4.Marisco

5.Frutos de casca rija (amêndoas, nozes, pecã)

6.Amendoins

7.Trigo

8.Soja

Fotos: via Creative Commons

[nggallery id=1132 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...