“Os maus não vão escapar”: polícia suíça aposta na Tesla para perseguir os bandidos
“Os maus não vão escapar”: foi desta forma que Elon Musk, CEO da Tesla, comentou a decisão das forças policias de Basileia em apostar em carros eléctricos para patrulhar as ruas da cidade suíça.
O modelo X 100D da Tesla, o potente SUV eléctrico, irá substituir a actual frota de veículos a diesel, uma decisão muito criticada, dado o elevado investimento feito pelas entidades policiais. Em sua defesa, a policia de Basileia argumenta que, embora o investimento inicial seja bastante mais elevado, a longo prazo os custos de manutenção e o uso de energias eléctricas como combustível acabam por compensar.
“A polícia suíça é inteligente. Electricidade vs diesel e manutenção mais do que compensam pela diferença de preço. Além disso, os maus não vão escapar. E isso vale muito…”, comentou Elon Musk na sua conta de Twitter pouco depois de se saber a novidade.
Mas nem só de críticas se faz esta mudança de paradigma no seio da policia suíça. Muitos elogiam esta aposta em veículos eléctricos para patrulhar as ruas de Basileia, já que o modelo escolhido tem uma autonomia de 380 km e é capaz de atingir 100 km/h em apenas 5,2 segundos.
A policia de Basileia junta-se a cidades como Denver e Los Angels, nos Estados Unidos, e ao Luxemburgo na utilização de carros eléctricos da Tesla para patrulhar as ruas dos malfeitores. Também a Scotland Yard, a famosa policia do Reino Unido, está a equacionar a hipótese de investir em modelos eléctricos para uso policial.
Foto: via Creative Commons