Campanha de esterilização de cães e gatos com financiamento de € 500 mil



Governo vai avançar com uma campanha de esterilização de animais de companhia no valor de €500 mil. O projecto, aprovado e publicado hoje em Diário da República, define que “os animais que sejam recolhidos pelos centros de recolha oficial de animais de companhia (CRO) e que não sejam reclamados” no prazo de 15 dias “devem ser esterilizados e posteriormente encaminhados para adopção”.

A ideia é dotar os municípios e as entidades gestoras de centros de recolha oficial intermunicipais de um apoio financeiro, sendo atribuído um valor fixo por cada cão ou gato esterilizado nestas instalações. Assim, as entidades envolvidas receberão 15 euros para um gato, 30 euros para um cão, 35 euros para uma gata e 55 para uma cadela. No total, cada município poderá beneficiar de 15 mil euros, no máximo, enquanto cada entidade gestora de CRO intermunicipal poderá receber até 30 mil euros.

Até ao final de Maio, as entidades interessadas nesta ajuda financeira do estado deverão preencher o formulário disponível para o efeito no site da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) até ao fim do mês de Maio.

A iniciativa de esterilização de animais de companhia aprovada agora pelo executivo de António Costa, conta com a cooperação dos municípios ou entidades gestoras dos CRO intermunicipais e com os organismos da administração do Estado envolvidos nesta área, com o financiamento a ter origem nas receitas gerais da DGAV.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...