Tejo: sensores vão monitorizar qualidade das águas em Vila Velha de Ródão
Garantir que a água que corre no Rio Tejo tem a qualidade devida é o grande objectivo de um projecto lançado agora pela Câmara de Vila Velha de Ródão. Uma rede de sensores para monitorizar a água será instalada na zona até ao final de Maio.
A nova rede de sensores para a monitorização remota e contínua da qualidade da água do rio Tejo ficará instalada zona da barragem de Cedilho, perto do cais de Vila Velha de Ródão e junto à barragem do Fratel.
Detalhes como a concentração de oxigénio dissolvido, o nível de pH, a condutividade, o potencial de redução e a temperatura serão medidos por três sondas, cada uma equipada com cinco sensores físico-químicos relacionados com a qualidade da água.
Partilhado em modelo livre acesso no site da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, este projecto mostrará aos internautas como estão os parâmetros das águas do rio Tejo, com valores medidos a cada dez minutos.
Na passada quinta-feira foi instalada a primeira sonda, que ficará à responsabilidade do laboratório de análises de águas da Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e de uma empresa tecnológica de Castelo Branco.
Foto: Arlindo Consolado Marques Facebook