Abril, águas mil: Abril foi o quarto mês mais chuvoso em 18 anos



Já lá diz o ditado “Abril, águas mil”, e os números hoje divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmam esta crença popular: o passado mês foi o quarto mês mais chuvoso dos últimos 18 anos. Uma situação que mantém para já o território nacional fora de um cenário de seca meteorológica.

Segundo o resumo do Boletim Climatológico do IPMA, a chuva reinou durante o passado mês de Abril, tendo sido o mais chuvoso desde 2000 e o 14.º desde 1931.

Quanto à temperatura média do ar ela manteve-se constante com as médias para a altura, alcançando valores de 13,22 graus Celsius. O valor médio da temperatura máxima do ar foi superior ao normal e o da mínima inferior ao normal, sendo o 4.º valor mais baixo desde 2000.

Valores que mantém para já o país livre de uma situação de seca meteorológica em Portugal continental. Os dados do IPMA relativos a 30 de Abril mostram que 36,3% do território estava na classe de chuva severa, 47,1% na classe de chuva moderada e 16,6% na classe de chuva fraca.

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...