Trabalhos do futuro: qual o papel dos camionistas num mundo com veículos autónomos?



A marcha tecnológica dos veículos elétricos está a colocar em risco empregos em todo o mundo. E apesar deste tipo de veículos ainda estar a anos de se tornar uma realidade, já há instituições e governos a pensar em como lidar com os milhões de taxistas e camionistas que vão perder os seus empregos.

Um estudo publicado pelo MIT Media Lab oferece algumas ideias sobre o que se pode fazer para mitigar este problema. Morgan Frank diz que a ideia tradicional de ensinar programação às pessoas para resolver o problema provavelmente não funcionará. São funções completamente díspares e sem habilidades que se cruzem. A solução passa por programas de treino que dotem as pessoas de novas capacidades em áreas semelhantes.

 

Emprego vs. 7 biliões de dólares

Só nos EUA, existem perto de quatro milhões de pessoas cujo emprego depende de operar veículos. São empregos que ficam em risco de desaparecer com o advento dos veículos autónomos. Mas segundo a Intel, a “economia de passageiros” deverá gerar 7 biliões de dólares em 2050. Esta economia representa o valor total de produtos e serviços que deverão aparecer com a chegada dos veículos autónomos. Este número também inclui valor indireto, como o tempo e dinheiro poupados em engarrafamentos evitados por este tipo de veículos.

A questão é saber se este dinheiro irá ou não ajudar quem perde o seu emprego. A solução encontrada pelos países escandinavos para o problema do desemprego causado pela tecnologia é semelhante às conclusões do estudo do MIT Media Lab. “Os trabalhos desaparecem, e nós treinamos as pessoas para novos trabalhos”, disse Ylva Johansson, ministra Sueca para o emprego e integração ao New York Times. “Não iremos proteger empregos. Mas iremos proteger pessoas.”





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...