China testa estradas solares



A China, um dos maiores mercados de painéis solares do mundo, desviou a sua atenção dos telhados para as estradas, e está a testar a possibilidade de construir estradas solares para produzir energia.

A Shandong Pavenergy é a empresa que produziu os painéis solares feitos de um polímero que parece ser plástico, e que cobre as estradas onde estão a ser feitas as experiências. Uma das vantagens em usar estradas para instalar painéis solares em vez de campos dedicados diz respeito à poupança de terreno, o que é especialmente útil em zonas densamente povoadas como é o caso da China. Por outro lado, as estradas já atravessam cidades e povoações, pelo que a eletricidade produzida seria consumida localmente em vez de ter de ser enviada centenas de quilómetros até à povoação mais próxima.

 

Obstáculos a resolver
Apesar das potenciais vantagens, ainda há alguns obstáculos que é necessário ultrapassar antes que este tipo de estrada solar se torne uma realidade. Um deles é o custo. Apesar de os painéis solares terem baixado de preço substancialmente nos últimos anos, as estradas solares continuam a ser mais caras de manter que o asfalto – este último tem um custo de reparação de 120 dólares por metro quadrado, a cada dez anos. Por sua vez, o mesmo metro quadrado de estrada solar custará 460 dólares se as empresas envolvidas no teste conseguirem baixar os custos com a produção em massa. Claro que uma estrada solar produz energia, que poderia ser usada para abater o custo extra. Todavia, este tipo de painéis tem metade da eficiência dos que são afixados nos telhados, não só por estarem constantemente a ser tapados pela sombra dos carros que passam, como também devido ao facto de estarem num ângulo plano que não favorece a produção de energia.

Há também ainda a questão de não se saber se estas estradas serão capazes de aguentar o desgaste provocado pela passagem de milhões de pneus anualmente ou se podem vir a ser alvo de roubo. Na China, pelo menos, esta é uma realidade bem possível dado que no local onde estão a ser conduzidos os testes houve vários metros de painéis solares roubados.

Se tudo correr bem, todavia, esta pode vir a ser mais uma forma alternativa de fornecer energia renovável à rede elétrica.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...