Corvos apanham lixo do chão e ensinam humanos a fazer o correto



Há uns anos, a Sociedade Ponto Verde pôs os portugueses a reciclar com a ajuda do Gervásio, um simpático chimpanzé que mostrava o quão simples é esta tarefa. Agora, o histórico parque Puy du Fou, em França, teve uma ideia semelhante e treinou corvos para recolher lixo do chão. A ideia não é criar uma nova equipa de limpeza, mas sim motivar as pessoas a não deitarem lixo para o chão.

“Queremos mostrar às pessoas que não devem deitar lixo para o chão”, disse Nicolas de Villiers, presidente do parque. “As pessoas têm ficado um pouco chocadas ao ver os corvos a fazer este jogo. Não estamos a educar os corvos, estamos a educar as pessoas.”

A Popular Science refere que tudo começou com um acidente, quando um dos pássaros que faz parte de um dos muitos espetáculos ao vivo do parque apanhou um pedaço de lixo do chão em vez de apanhar uma rosa para entregar a uma princesa. Foi este evento que deu a Villiers a ideia de treinar os corvos e criar um programa educacional sobre lixo para os visitantes.

Para concretizar esta ideia, o falcoeiro do parque ensinou cinco gralhas a apanhar beatas e outros pedaços de lixo do chão e a colocar numa caixa, em troca de recompensas. O espetáculo dura cerca de uma hora, quatro vezes por semana perto da entrada do parque.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...