El Niño regressa este Inverno



O El Niño é um fenómeno atmosférico que diz respeito às flutuações da temperatura do oceano Pacífico, e que impacta os padrões do tempo em todo o planeta. Devido a este fenómeno, algumas zonas do globo registam secas, enquanto outras registam chuva em excesso e cheias.

O último El Ninõ ocorreu em 2015-2016. Agora, a Organização Mundial de Meteorologia (OMM) alerta para o facto de haver 70% de hipóteses de o fenómeno se repetir este inverno. Todavia, não se espera que tenha a mesma força que teve nessa altura, um dos maiores El Niño alguma vez registados.

Segundo a BBC, a OMM diz que o fenómeno acontece normalmente a cada cinco a sete anos. O facto de ter passado tão pouco tempo desde o último indica que há uma boa probabilidade de este próximo El Niño estar relacionado com as mudanças climatéricas globais. Neste momento, as previsões são de temperaturas acima da média para o período entre setembro e novembro em praticamente toda a região Ásia-Pacífico, na Europa, América do Norte, África e boa parte da América do Sul.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...