ONU e Comissão Europeia lançam plataforma global do plástico



A Comissão Europeia e a ONU organizaram recentemente um evento para lançar a UN Environment’s Global Plastics Platform (Plataforma Global de Plásticos da ONU Meio Ambiente).

Durante o evento, países membros, empresas, Comissão Europeia e ONU Meio Ambiente apresentaram as suas iniciativas neste campo e comprometeram-se a lutar contra a poluição provocada pelo plástico. O objetivo é mudar hábitos de design, de produção, de consumo e de eliminação do plástico em todo o planeta, e apoiar a transição para uma economia circular (nas economias circulares, os produtos e materiais que os compõem são reutilizados em vez de serem descartados quando chegam ao final da sua vida útil).

 

Plástico, o inimigo a combater
Vários países anunciaram este ano compromissos ambiciosos no sentido de eliminar a poluição causada pelo plástico. O objetivo desta plataforma é, agora, dar-lhes o apoio necessário para que consigam transformar estes planos em realidade.

“A Plataforma Global dos Plásticos é exatamente o tipo de iniciativa que precisamos para aproximar os países na luta contra as milhões de toneladas de plásticos que acabam nos nossos oceanos a cada ano”, disse Erik Solheim, da UN Environment.

Frans Timmermans, Primeiro Vice-Presidente da Comissão Europeia, disse: “A União Europeia já tomou medidas este ano para lidar com os itens de plástico que achamos com mais frequência nas nossas praias, e para transformar o modelo de negócio da indústria do plástico Europeia e reduzir o desperdício económico e industrial. Mas temos uma responsabilidade partilhada para com este planeta e de o proteger juntamente com os outros. É um problema que requer esforços multilaterais e transfronteiriços”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...