Ação climática poderia prevenir 1 milhão de mortes por ano



Uma investigação do grupo C40 Cities, Global Covenant of Mayors for Climate & Energy e do New Climate Institute mostra que a ação climática poderia prevenir um milhão de mortes por ano, graças à diminuição da poluição atmosférica e de mortes resultantes de acidentes rodoviários.

Por ação climática, este relatório entende ações como melhoramento da eficiência energética de edifícios, da rede de transportes públicos ou iniciativas de energias renováveis nas grandes cidades. Estas iniciativas têm o potencial para gerar 13,7 milhões de empregos e poupar aos trabalhadores 40 mil milhões de horas em deslocações casa-trabalho. São, no fundo, iniciativas que iriam resultar na diminuição das emissões de gases com efeitos de estufa.

O investimento nas redes de transportes iria também ajudar a prevenir mortes prematuras resultantes da poluição atmosférica e de acidentes rodoviários.

“As cidades são responsáveis por 73% das emissões globais de gases com efeitos de estufa, fazendo com que ações de larga escala no que toca ao clima em áreas urbanas um foco de ação urgente para atingirmos as metas do Acordo de Paris”, disse Thomas Day, do NewClimate Institute.

“A investigação Climate Opportunity inclui uma mensagem poderosa, indicando que ações climáticas ao nível das cidades resulta em mais do que soluções para problemas ambientais; também tem vantagens societais. Medidas bem desenhadas irão mitigar as mudanças climáticas e reduzir a poluição atmosférica e, portanto, também vão lidar com esta emergência no campo da saúde pública”, indicou Martina Otto, da Unidade das Cidades, da ONU Meio Ambiente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...