Turbina movida pelas ondas gera 3GWh de energia



Estima-se que o mundo possa gerar 2TWh de eletricidade recorrendo à energia presente nas ondas. Apesar deste potencial, quase não se houve falar de projetos que tirem partido da energia do mar. Além deste enorme potencial, a energia das ondas tem uma vantagem relativamente a outras energias renováveis: o facto de ser previsível, o que é uma mais-valia substancial num momento em que temos de passar rapidamente de uma sociedade baseada no petróleo para uma baseada em fontes de energia limpas.

O projeto da FloTEC, financiado pela União Europeia, pretende demonstrar o potencial deste tipo de soluções energéticas. Nos seus primeiros 12 meses de operação ao largo das Ilhas Orkney, na Escócia, a turbina SR2000 de 2MW produziu mais de 3GWh de energia renovável. É um valor recorde, que equivale a mais energia que todo o sector energético das ondas na Escócia nos 12 anos anteriores ao lançamento desta nova turbina.

A SR2000 provou também a sua capacidade de resistir a tempestades, já que enfrentou as ondas com mais de sete metros do Atlântico Norte.

Apesar de esta turbina ser ainda um projeto de investigação, a FloTEC pretende lançar uma unidade comercial ainda este ano, que será testada também em Orkney antes da sua comercialização.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...