Zebras voltam à Tanzânia 50 anos depois (vídeo)
Há 50 anos, as zebras da Tanzânia foram caçadas até à extinção para dar lugar a pasto para ovelhas e produção de leite de vaca. Mas os esforços dos conservacionistas da Wildlife Conservation Society (WCS), do Parques Nacionais da Tanzânia e do Instituto de Investigação de Vida Selvagem da Tanzânia conseguiram reintroduzir com sucesso esta espécie nativa da região.
Foram trazidas para a zona conhecida como Planalto do Sul 24 zebras, 16 adultos e dois juvenis, que vieram do Parque Nacional de Mikumi a 700 quilómetros de distância. Quatro dos animais foram equipados com colares de satélite para que os conservacionistas possam seguir os seus movimentos.
Tim Davenport, diretor do WCS, e quem concebeu o programa para voltar a trazer vida selvagem nativa àquela região no início do século, disse: “Foi entusiasmante ver as zebras a percorrerem o planalto como fizeram durante séculos. Esta colaboração prova que podemos restaurar a vida selvagem em paisagens outrora degradadas — desde que haja vontade política e boa ciência por trás dos esforços.”
Além das zebras, a WCS também plantou quatro milhões de árvores indígenas para restaurar os bosques da região, que a WCS ajudou a transformar em parque nacional em 2002.