Eternal Florest: documentário premiado no festival de cinema ambiental projetado em Famalicão
Na próxima sexta-feira, dia 26 de outubro, a cidade de Vila Nova de Famalicão irá debater a reabilitação, a preservação e a relação que as florestas estabelecem com o ser humano, através da apresentação do filme “Eternal Forest”, de 2017. O objetivo é alertar para a necessidade de defender a floresta, um ano depois das tragédias dos incêndios de 15 de outubro de 2017.
“Eternal Forest”, de Evgenis Emets foi premiado no Festival de Cinema Ambiental de Seia (CineEco) e pretende “repensar a nossa relação com a floresta, reconectar e transformar a comunidade através de um projeto de arte”. O projeto foi levado a cabo em Góis e Arganil, na região que sofreu incêndios de outubro de 2017.
Evgenia Emets produziu este filme realizando entrevistas à comunidade local e inspirando-se nas memórias, histórias e visões da floresta. Através destes elementos criou, depois, um conjunto de poemas e obras visuais.
A sessão dinamizada pela Associação Famalicão em Transição contará com a realizadora e artista Evgenia Emets (via Skype), a presença de Jorge Morais e Raúl Silva da Quercus Aveiro, e do Projeto Cabeça Santo, que promove a recuperação ecológica e paisagística do Cabeço Santo e atividades associadas, em particular a educação para a sustentabilidade.
O evento de entrada gratuita em lugar às 21h30, na Casa do Território, no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão.