Pela primeira vez, estudo descobre microplásticos em fezes humanas
Pela primeira vez, os cientistas encontraram microplásticos em fezes humanas. Comprova-se, assim, que o plástico entrou na cadeia alimentar humana e que nós, tal como já acontece com outros animais, também estamos a consumir partículas minúsculas deste poluente.
O estudo vem confirmar as teorias sobre a presença do plástico na cadeia alimentar humana. Ainda recentemente, um estudo demonstrou que 90% do sal que consumimos está contaminado com microplásticos. Em média, estimavam os cientistas, um adulto consumiria dois mil pedaços deste contaminante por ano.
Agora, esta teoria foi confirmada, apesar de o estudo não ser ainda abrangente o suficiente para perceber qual a origem da contaminação. Entre as potenciais fontes contam-se carpetes, embalagens de alimentos, roupas e muitos outros utensílios domésticos de plástico, além do plástico que contamina o meio ambiente.
A descoberta ainda não foi confirmada. Philipp Schwabl irá apresentar a sua descoberta na Universidade Médica de Viena, na Áustria. O cientista espera que até novembro próximo os resultados possam ser confirmados por outros cientistas.