Maioria dos Europeus quer mais Zonas de Emissões Reduzidas para combater poluição



Em comunicado, a associação Zero indica que dois terços dos cidadãos europeus apoiam a introdução de Zonas de Emissões Reduzidas (ZER), proibindo a circulação de veículos mais antigos e poluentes nos centros urbanos. Esta é a conclusão de um estudo de mercado elaborado pela empresa Ipsos para a Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E), de que a ZERO faz parte.

O apoio dos cidadãos à implementação de novas ZER é mais elevado em países como a Hungria (77%), a Itália (74%) e o Reino Unido (73%). No entanto, mais da metade dos inquiridos em outros países também apoiaram estas restrições: Polónia (66%), Espanha (65%), Suécia (63%), Bélgica (60%), França (60%) e Alemanha (57%).

Cerca de 98% da população que vive nas cidades europeias está exposta a níveis de poluição prejudiciais para a saúde, sendo o transporte rodoviário a principal fonte de emissão de poluentes com impactos na saúde, como dióxido de azoto e partículas.

Os veículos a gasóleo são a principal fonte de emissões de dióxido de azoto (NO2). Segundo o último relatório da Agência Europeia do Ambiente divulgado esta semana, a exposição ao NO2 causou a morte prematura de cerca de 79 mil pessoas em 41 países europeus em 2015. Só em Portugal, ocorreram 890 mortes prematuras devido à exposição a este poluente.

 

Veículos a gasóleo continuam a crescer

Três anos após o “Dieselgate”, o número de veículos ligeiros de passageiros e comerciais a gasóleo que circulam nas estradas europeias continua a crescer e atingiu os 43 milhões. Em Portugal, este número é de mais de 700 mil veículos.

Ainda assim, e influenciados pelas investigações sobre a indústria automóvel, os consumidores estão a alterar os seus padrões de consumo, preferindo adquirir veículos com tecnologias mais limpas do que um novo modelo a gasóleo. O inquérito realizado para a T&E constatou que 69% dos cidadãos da UE disseram que “não é muito provável” (31%) ou “não é provável” (38%) que o próximo veículo que venham a adquirir ou a alugar seja a gasóleo, principalmente devido a preocupações com a poluição nas suas cidades.

Com um número crescente de ZER, os veículos a gasóleo mais antigos e poluentes estão a ser exportados para países da Europa Central e de Leste, nomeadamente Bulgária e Polónia.

 

Cidades portuguesas e a implementação de novas ZER para reduzir a poluição

Apesar de o inquérito não ter abrangido Portugal, a associação Zero refere que apenas a cidade de Lisboa tem implementada uma ZER com duas áreas geográficas distintas. Não obstante algumas melhorias na qualidade do ar, a eficácia desta medida tem sido limitada por várias razões: por um lado, as normas de emissão usadas como critério são menos exigentes – EURO 3 na zona 1 mais central e EURO 2 na zona 2 mais alargada – comparativamente com outras cidades europeias onde já se aplicam normas EURO 5 e EURO 6. Por outro lado, são evidentes as infrações às regras por falta de fiscalização e penalizações mais pesadas.

Para a ZERO, as Zonas de Emissões Reduzidas são a forma mais rápida e eficaz de reduzir os níveis de poluição provenientes do tráfego rodoviário e esta medida poderia beneficiar as cidades portuguesas onde se têm verificado ultrapassagens aos valores limite de qualidade do ar ao longo de vários anos, como Lisboa, Porto e Braga.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...