Ação de voluntariado quer plantar 21 mil árvores no Algarve
É já no próximo dia 23 de novembro que se celebra o Dia da Floresta Autóctone. No Algarve, este dia vai ser assinalado com a terceira edição da Operação Montanha Verde, um evento que pretende plantar 21 mil árvores autóctones com a ajuda de voluntários.
O evento decorre com a cooperação da Região de Turismo do Algarve e da Marinha Portuguesa, bem como com o patrocínio do Presidente da República. Entre as árvores a serem plantadas contam-se sobreiros, azinheiras, medronheiros, carvalhos-português e ciprestes, plantações que serão complementares e adequadas à realidade de cada terreno.
O evento Operação Montanha verde foi idealizado e promovido pelo Zoomarine, através da sua filosofia Together We Protect, e teve início em 2016 em paralelo com a iniciativa “Operação Praia Limpa”, com vista ao envolvimento cívico de residentes e turistas em prol da proteção coletiva dos valores naturais da região Algarvia.
No primeiro ano da iniciativa, 2016, foram plantadas cinco mil árvores no concelho de Silves. No ano seguinte, em 2017, foram plantadas 10 600 árvores nos concelhos de Silves e Loulé. Em 2018, pretende-se duplicar novamente os esforços e plantar 21 mil árvores em quatro concelhos: Silves, Loulé, Portimão e Monchique.
Os interessados nesta ação de voluntariado ambiental deverão inscrever-se no site dedicado ao evento, para que se possa ajustar a disponibilidade dos participantes aos vários locais e, posteriormente, se emitir um Certificado de Presença.