Nestlé entre empresas que querem combater redes de pesca abandonadas
A Global Ghost Gear Initiative (GGGI) é uma organização com 90 entidades que pretende juntar governos, organizações sem fins lucrativos e empresas e trabalhar no sentido de criar soluções para problemas ambientais como as redes de pesca abandonadas.
O anúncio foi feito na conferência Our Ocean, em Bali, onde Nestlé e Tesco, dois dos gigantes no campo da alimentação no Reino Unido se juntaram ao movimento para ajudar a resolver o problema das mais de 640 mil toneladas de equipamento de pesca que todos os anos são abandonados nos oceanos.
A iniciativa Global Ghost Gear foi fundada em 2014 com o objetivo de combater este equipamento de pesca “fantasma”, abandonado, que se deixado no ambiente só por si persistirá por 600 anos.
Entre os anúncios feitos no encontro contam-se os 30 projetos que vão ser suportados pela GGGI em cerca de 15 países até 2025. Os membros da iniciativa anunciaram também que vão doar 2 milhões de dólares em 2019 (cerca de um milhão e 700 mil euros) para garantir a eficácia dos projetos. O governo do Reino Unido também doou 100 mil libras (cerca de 114 mil euros) nas ilhas de Saloão e Vanuatu para treinar profissionais nas boas práticas da gestão do material de pesca.