Países discutem benefícios das florestas urbanas



De 28 de novembro a 1 de dezembro, a cidade italiana de Mantua recebe o primeiro Fórum Mundial das Florestas Urbanas, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O objetivo é debater e promover as florestas urbanas, numa altura em que as cidades são responsáveis por consumir 75% dos recursos naturais do mundo, apesar de ocuparem apenas 3% da superfície do planeta.

O fórum pretende chamar a atenção da comunidade internacional para o tema das florestas urbanas, como um tema que deve andar de mãos dadas com outros de extrema importância como a poluição, mudanças climáticas e energias renováveis.

Para tal, a cidade de Mantua irá receber 400 especialistas de mais de 50 países para discutir a importância de integrar infraestrutura verde nas cidades modernas. Os benefícios que as florestas urbanas podem providenciar à população em termos de crescimento económico sustentável, conservação do meio ambiente e coesão social serão ilustrados com exemplos positivos de planeamento urbano verde em várias cidades de todo o mundo.

Segundo a organização, há ainda outras vantagens em ter florestas urbanas: remoção de poluentes prejudiciais do ar, redução de poluição sonora, prevenção de inundações e proteção das bacias hidrográficas, preservação de biodiversidade e promoção do bem-estar mental dos residentes são apenas alguns dos exemplos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...