Startup pretende criar hidrogénio de forma barata, para levar energia limpa aos locais mais remotos
Enass Abo-Hamed é uma cientista que está a tentar tornar a energia renovável barata e acessível, mesmo nas partes do mundo que ainda dependem de fontes de energia mais tradicionais como a queima de madeira, petróleo ou gás.
A sua startup, a H2Go Power, planeia produzir hidrogénio barato e soluções de armazenamento de hidrogénio acessíveis, potentes o suficiente para alimentar um hospital, uma escola ou cerca de 100 habitações.
O trabalho que a cientista agora desenvolve na sua startup começou quando ainda estava na universidade de Cambridge e a trabalhar no seu PhD. Foi selecionada como jovem cientista extraordinária pelo World Economic Forum, é membro do Conselho Global do Futuro de Tecnologias Avançadas de Energia e foi selecionada pelo MIT Technology Review como uma inovadora que está a “mudar o futuro da ciência e da tecnologia”.
A H2Go Powerestá a trabalhar numa “esponja”, um material “inteligente” feito de nanopartículas que produz, armazena e liberta hidrogénio. Este material será, depois, usado para construir uma unidade independente de energia do tamanho de um contentor, que pode ser facilmente transportada para onde seja necessário produzir eletricidade.