Sabia que pode (e deve) reciclar medicamentos fora de prazo?
A reciclagem é algo essencial da vida moderna, pelo menos enquanto não encontramos forma de reduzir a quantidade de embalagem que envolve os alimentos e produtos que adquirimos. Mas além das embalagens há produtos específicos que talvez não saiba que deve reciclar, como é o caso dos medicamentos.
Provavelmente, tem lá por casa uma gaveta cheia de medicamentos fora de prazo ou para os quais já não tem utilidade. Não os deite para o lixo! Pelo contrário: junte-os todos num saco e entregue-os na farmácia mais próxima de sua casa.
As farmácias são pontos de recolha para medicamentos fora de prazo, que depois são reencaminhados para a ValorMed, a entidade responsável pela correta eliminação dos mesmos.
Mas por que não posso simplesmente colocar os medicamentos no lixo?
Os medicamentos são feitos por centenas de compostos químicos que numa lixeira, e a longo prazo, correm o risco de se infiltrar nos sistemas aquíferos e contaminar a água que consumimos.
Em setembro deste ano, a associação ZERO alertava para o facto de que 90% das amostras de água do rio Tejo estavam contaminadas com medicamentos.
Assim, já sabe: entregue os medicamentos que tiver lá por casa, para serem corretamente eliminados.