Novo tipo de painel solar bate recordes com 41% de eficiência
A CPVMatch, um consórcio de investigação financiado pela União Europeia, anunciou que conseguiu criar um painel solar do tipo fotovoltaico de concentração (CVP) com uma eficiência de 41,4%. O consórcio é liderado pelo Instituto Fraunhofer de Investigação de Energia Solar.
Os painéis fotovoltaicos de concentração são uma mistura entre o solar concentrado (que usa espelhos para concentrar a energia do sol e ferver água para gerar vapor e mover turbinas, criando, deste modo eletricidade) e o fotovoltaico (onde o silício é usado para produzir eletricidade diretamente com a luz solar).
Os novos painéis usam lentes acromáticas para focar a luz solar em células solares miniaturizadas, juntamente com um módulo que lhes permitem seguir o movimento do sol e, desta forma, aumentar a eficiência.Segundo o comunicado do Instituto Fraunhofer, este é o painel mais eficiente do mundo, e o mais eficiente alguma vez construído.
“No CPVMatch, resolvemos todas as questões relacionadas com a produção dos módulos de concentração, começando pelos materiais, passando pelo fabrico das células e sistemas de produção, até aos desafios envolvidos na produção das células”, disse Gerald Siefer, chefe do projeto no Instituto Franhofer.
O foco desta investigação foi a implementação industrial, pelo que é improvável que venhamos a ver esta tecnologia nos telhados domésticos, pelo menos a curto prazo. Agora, resta esperar para ver até que ponto a tecnologia passa do laboratório para aplicação real.