Cimeira climática da ONU: o que é, para que serve e outras questões



As Nações Unidas reúnem-se domingo, dia 2 de dezembro, numa cimeira de duas semanas sobre mudanças climáticas, conhecida por COP24. São duas semanas de negociações importantes para resolver o problema urgente das mudanças climáticas que já está a afetar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo – e também em Portugal, como se viu com os recentes incêndios.

Segundo a ONU, são esperados milhares de líderes, peritos, ativistas, criativos, pessoas do setor privado e representantes de comunidades para trabalhar num plano que nos coloque a todos no caminho certo para reduzir as emissões de CO2 e fazer cumprir o Acordo de Paris.

A este propósito, as Nações Unidas criaram uma espécie de Perguntas e Respostas sobre o COP24, que aqui resumimos.

O que é o COP24, Protocolo de Kyoto, Acordo de Paris e demais acrónimos que têm aparecido recentemente nas notícias?
Estes acrónimos e nomes representam ferramentas e acordos internacionais, sob alçada da ONU, criados para agir e resolver o problema das mudanças climáticas que nos afetam diretamente a todos.

 

Quais são os efeitos práticos destas conferências?
Estas reuniões são vitais para encontrar um consenso global num assunto que requer uma solução global. Apesar de o progresso ter sido mais lento do que o necessário, as reuniões têm servido para juntar os países e pô-los a discutir soluções. Exemplos de soluções já encontradas nestas reuniões:

– São pelo menos 57 os países que já conseguiram diminuir as suas emissões de gases com efeito de estufa para os níveis necessários para controlar os efeitos das mudanças climáticas;

– Existem pelo menos 51 iniciativas de taxação de carbono que estão a ser trabalhadas, para cobrar por cada tonelada de CO2 emitido;

– Em 2015, 18 países com rendimentos elevados comprometeram-se a doar 100 mil milhões de dólares por ano para ações climáticas em países em desenvolvimento, e até agora foram doados 70 mil milhões;

 

Por que se fala tanto no Acordo de Paris?
O Acordo de Paris foi ratificado por 184 países em 2016 e é o único com soluções viáveis para resolver o problema das mudanças climáticas. Nele, os países comprometem-se a não deixar as temperaturas médias globais aumentarem mais de 1,5ºC com uma série de ações e medidas.

O limite de 1,5ºC diz respeito ao consenso científico de que limitar o aumento da temperatura a este valor irá ajudar a diminuir os efeitos devastadores para o planeta dos estragos provocados pelas alterações climáticas.

 

Como posso participar na discussão?
A ONU encoraja todos a visitar o site Climate Action ActNow, onde pode ver recomendações sobre o que fazer, mas também a contribuir com as suas opiniões no People’s Seat Initiative.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...