Países tropicais empenhados em proteger turfeiras, um dos grandes armazéns de CO2 do planeta



Para proteger alguns dos mais frágeis ecossistemas do planeta (e um dos que armazena mais CO2 no solo), um grupo de países tropicais acordou trabalhar conjuntamente para gerir as suas turfeiras e celebrou o lançamento do International Tropical Peatland Center (Centro Internacional de Turfeiras Tropicais).

Mais de mil representantes de governos, organizações indígenas, setor financeiro e privado, ativistas, cientistas, juventude e media juntaram-se para partilhar conhecimento e boas práticas no fórum Global Landscape Forum, em Bona.

As turfeiras são compostas por matéria orgânica parcialmente decomposta e comprimida, em zonas alagadas que previnem a sua decomposição por completo. São zonas que armazenam cerca de um terço de todo o CO2 armazenado no solo do planeta, apesar de cobriram apenas 3% da terra disponível.

“Precisamos de melhor conhecimento sobre turfeiras para melhor proteger estes ecossistemas críticos”, disse Joyce Msuya, Diretor Executivo Interino e Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...