Mudanças climáticas: estudante de 15 anos acusa líderes mundiais de serem crianças irresponsáveis
Greta Thunberg, a estudante Sueca de 15 anos que desde agosto passado protesta contra o facto de os líderes mundiais nada fazerem para evitar a catástrofe climática que se avizinha, deu um recado aos participantes da conferência climática COP24 da ONU: a mudança está a caminho, quer gostem ou não.
A estudante acusou os líderes mundiais de se comportarem como crianças irresponsáveis. “Durante 25 anos inúmeras pessoas vieram às conferências da ONU implorando aos nossos líderes que parassem as emissões, mas é óbvio que isso não funcionou dado que as emissões continuam a aumentar. Por isso, não irei implorar aos nossos líderes que se preocupem com o nosso futuro”, disse Greta. “Em vez disso, vim dizer-lhes que a mudança está a caminho, quer queiram, quer não.”
Desde que Greta começou o seu protesto, já se lhe juntaram 20 mil estudantes em todo o mundo, incluindo Austrália, Reino Unido, Bélgica, EUA e Japão.
A conferência COP24 da ONU decorre na Polónia desde domingo, e juntou os líderes mundiais para debater ações concretas sobre como resolver o problema das mudanças climáticas.