China: Afinal, já viveram na Terra salamandras com dentes



Uma equipa de investigadores americanos e chineses encontrou na província de Liaoning, nordeste da China, seis espécimes de salamandra, com esqueleto praticamente completo, que viveram há 157 milhões de anos, no tempo dos dinossauros do Jurássico Superior.

Segundo a Globo que cita o estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), este é o animal mais antigo que se conhece da subordem Salamandroidea, tendo sido baptizado de Beiyanerpeton jianpingensi.

 “A descoberta vem propor uma nova data para o aparecimento deste grupo, antecipando-a em 40 milhões de anos. O registo anterior mais antigo era da salamandra Valdotriton gracilis, encontrada no sítio de Las Hoyas, em Cuenca, Espanha”, explica a revista PNAS.

Um dos momentos mais curiosos da descoberta foi quando os investigadores se depararam com uma estrutura na boca dos animais. A Beiyanerpeton jianpingensis possui um osso palatino – no céu-da-boca – e dentes caninos, distinguindo-se deste modo das salamandras modernas, que não apresentam dentes na sua estrutura bucal.

Ainda de acordo com a pesquisa, as salamandras encontradas têm, na sua maioria, cerca de 10 centímetros de comprimento, sem contar com a cauda, e viviam dentro de água.

Hoje em dia, o grupo a que pertencem habita o Hemisfério Norte, não existindo na África subsariana, na Austrália nem na Antárctica.

O estudo foi conduzido por Ke-Qin Gao, da Universidade de Pequim, na China, e Neil Shubin, da Universidade de Chicago, nos EUA.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...