Estados Unidos notificaram oficialmente a ONU de que vão abandonar o Acordo de Paris



O presidente americano Donald Trump tem feito ao longo do seu mandato diversas intervenções contra o Acordo de Paris. Segundo a actual administração norte-americana, este acordo é insustentável para a economia do país, sendo que Trump nega veemente que as alterações climáticas sejam resultado da acção humana.

Esta segunda-feira o secretário de Estado Mike Pompeo informou, através da rede social Twitter, que os Estados Unidos iniciaram o processo formal para saírem do Acordo de Paris. Afirmou ainda que os Estados Unidos têm “orgulho no seu registo como líder mundial na redução de todas as emissões, estimulando a resiliência, fazendo crescer a economia e assegurando a energia para os cidadãos.”

Desde a sua campanha eleitoral, Donal Trump tem sido um opositor à ideia de que as alterações climáticas são provocadas por intervenção humana, sendo que tem colocado os trabalhos científicos sobre o tema em causa.

O Acordo de Paris estabelece medidas de redução dos gases com efeito de estufa para entrarem em vigor a partir de 2020. O principal objectivo é o de conter o aquecimento global abaixo dos 2ºC, alem de promover o desenvolvimento sustentável.

A saída definitiva do Acordo de Paris por parte dos Estados Unidos deverá estar concretizada dentro de um ano.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...