Nova Guiné: a ilha com a mais diversificada flora no mundo



A Ilha de Nova Guiné localiza-se no Oceano Pacífico e é a segunda maior do mundo, com cerca de 700 línguas nativas. Distingue-se pela grande diversidade de fauna e flora, e pelas culturas e tradições das suas tribos.

Um estudo publicado na Nature, da Universidade de Zurique, indica que esta é a ilha mais rica em flora no mundo, com mais 20% de espécies que Madagáscar e o Bornéu. A equipa de 99 cientistas de 56 instituições e 19 países criou a primeira lista verificada com 13.634 espécies de plantas vasculares da Nova Guiné e ilhas vizinhas. Foram catalogados 1742 géneros e 264 famílias de plantas, das quais 68% das espécies são endémicas.

Michael Kessler, um dos autores do estudo, afirma que este número ainda vai crescer:“Estimamos que nos próximos 50 anos, 3000 a 4000 espécies vão ser adicionadas”.

Os especialistas referem que a dificuldade em criar este catálogo estava sobretudo no facto dos cientistas estudarem de forma individual e independente as plantas da ilha.

Rodrigo Cámara-Leret, investigador e autor do estudo, explica “Esta alta riqueza de espécies endémicas é incomparável na Ásia tropical. O que significa que a Indonésia e a Papua Nova Guiné, os dois estados em que a ilha está dividida, têm uma responsabilidade única pela sobrevivência desta biodiversidade insubstituível.”

 



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.