Semana Europeia da Prevenção de Resíduos: Associação Humana pretende recuperar 250.000 peças de roupa



Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Humana lança este desafio para contribuir para a prevenção de resíduos e dar uma segunda vida a estas 250.000 peças de roupa, através da reutilização ou reciclagem.

Na edição de 2018 a associação recolheu 58.389 kg de roupa usada, o que corresponde a aproximadamente 175.167 peças de roupa. Segundo a Humana, este ano esperam recolher pelo menos mais 75.000 peças durante esta semana.

A 11ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos coloca especial atenção na educação e na comunicação para incentivar uma mudança de comportamento na hora de produzir e comprar produtos e gerir os resíduos.

“Mude os seus hábitos. Reduza os seus resíduos!” é o tema deste ano, uma iniciativa europeia destinada a promover ações de sensibilização sobre a sustentabilidade dos recursos, a correta gestão de resíduos e a importância de os reduzir.

“Trata-se de uma necessidade social, económica e ambiental”, defendem os organizadores do evento. É por isso que nesta semana se levam a cabo diversas ações por toda a europa. Em 2018 foram contabilizadas 14.347 ações.

Filipa Reis, promotora nacional da Humana, assinala que: “A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é uma excelente oportunidade para insistir na importância de não gerar resíduos desnecessários e de propor iniciativas para tornar o setor mais sustentável, com uma visão de economia circular.

O têxtil, deve ser na medida do possível, um recurso e não um resíduo, e assim agimos em conformidade com o Planeta. A roupa que é deitada fora, se for gerida corretamente converte-se em motor de progresso em Portugal e gera fundos para a cooperação ao desenvolvimento em Moçambique e Guiné-Bissau (países com os quais colaboramos).”





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...