Há um novo cargo nas empresas, o CSO – Chief Sustainability Officer. Saiba o que é e o que faz
Era uma função praticamente inédita há 20 anos. Mas hoje, os principais líderes de sustentabilidade (CSO) em todo o mundo estão entre os mais influentes decisores corporativos, especialmente aqueles que desempenham funções em empresas com uma grande pegada ecológica sobre o meio ambiente.
O papel pode ser complicado de definir, já que o conceito de sustentabilidade corporativa evoluiu nos últimos anos. Mas o consenso é que o trabalho do CSO é integrar questões ambientais, sociais e de governance. A maioria das empresas, dizem os especialistas da Harvard Business School, envolvem-se na temática da sustentabilidade como resposta às novas regulamentações ambientais que afetam os negócios ou fornecedores. Depois, evoluem para uma abordagem mais estratégica para encontrar maneiras de aumentar a eficiência e, idealmente, impulsionar o resultado final.
“Precisamos de demonstrar que uma empresa pode ser sustentável e, ao mesmo tempo, financeiramente bem sucedida. Não é preciso trocar uma pelo outra”, disse Michael Kobori, vice-presidente de sustentabilidade da Levi Strauss & Co. “Os CSO não se podem dar ao luxo de se sentarem, escreverem um relatório de sustentabilidade, emitirem um título verde e ganhar prémios. Senão estiverem a mudar o negócio principal, então não estão a fazer bem o trabalho”, acrescenta Thomas Milburn, diretor da consultora Corporate Citizenship, ao site Eco-Business.
De facto, as empresas estão a sentir o impacto das alterações climáticas, quer com ameaças às suas infra-estruturas, com problemas na cadeia de abastecimento ou por pressão de grupos de investidores ou consumidores conscientes. Algumas das maiores empresas de automóveis, energia, alimentação/agricultura depende dos seus departamentos de sustentabilidade para gerirem questões relacionadas com as alterações climáticas.
Beatriz Perez, da Coca-Cola, Andrew Buay, da telecom Singtel, Mikkel Larsen, do DBS Bank ou Steve Newman, do grupo hoteleiro Banyan Tree Hotels & Resorts, são alguns dos líderes internacionais mais reputados nesta área. “A sustentabilidade não é um departamento. É uma mentalidade”, disse Newman ao Eco-Business.
As 5 principais missões de um CSO
1. Comunicar de forma clara e contínua a importância da sustentabilidade para a gestão
2. Garantir que a sustentabilidade está integrada na estratégia corporativa
3. Medir o progresso através de indicadores-chave de desempenho
4. Certificar-se de que os especialistas da área trabalham juntos para apoiarem cada departamento e partilharem o conhecimento.
5. Comunicar os progressos junto de investidores, administração e consumidores