Os 10 principais artigos de plástico descartável encontrados nas margens do mar
Os resultados da cultura do uso do plástico descartável podem ser vistos sempre que se vai a uma praia ou até na prática de mergulho em qualquer parte dos oceanos. Os resíduos de plástico estão a poluir cada vez mais os mares e, de acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão conter, por peso, mais plástico do que peixe.
O plástico provoca ferimentos nos animais marinhos que se entrelaçam nas peças maiores e confundem-no, aos pedaços mais pequenos, com comida. A ingestão de partículas de plástico pode impedi-los de digerir os alimentos normais e originar poluentes químicos tóxicos nos seus organismos.
O lixo marinho causa perdas económicas aos setores e comunidades dependentes do mar, mas também aos profissionais da indústria: apenas cerca de 5% do valor das embalagens plásticas permanecem na economia – o restante é literalmente descartado, o que demostra a necessidade de uma abordagem mais focada na reciclagem e na reutilização de materiais.
“Os artigos descartáveis de plástico são o maior grupo único de resíduos encontrados nas margens do mar: produtos como talheres de plástico, garrafas de bebida, beatas de cigarros ou cotonetes representam quase metade de todo o lixo marinho”, pode ler-se num comunicado emitido pelo Parlamento Europeu.
A instituição elaborou ainda uma lista dos 10 principais artigos de plástico encontrados nas margens do mar:
1) Garrafas de plástico e tampas
2) Beatas de cigarros (A maioria dos filtros de cigarro – a parte que parece algodão é na realidade uma forma de plástico (acetato de celulose), a sua degradabilidade no ambiente é muito lenta)
3) Cotonetes de algodão
4) Pacotes de batatas fritas/embalagens de doces
5) Produtos de higiene íntima
6) Sacos de plástico
7) Talheres, palhinhas e pequenas colheres
8) Copos de bebidas e respetivas tampas
9) Balões e varas de balão
10) Recipientes para alimentos