Moçambique tem ideia inovadora para reduzir o trânsito das cidades



O Governo moçambicano está a estudar a alteração dos horários de funcionamento de vários dos sectores de actividade da sua economia, de forma a descongestionar o trânsito nas principais cidades do País.

O objectivo é fixar horários diferenciados em áreas de trabalho cujos horários podem começar e terminar mais tarde.

Segundo explicou o Ministério dos Transportes e Comunicações moçambicano, já foram consultados os bancos, por exemplo, para perceber se a ideia tem pernas para andar. “Já começámos a trabalhar com alguns bancos para ouvirmos as suas sensibilidades. Concluída esta fase, vamos fundamentar a nossa proposta e remetermos ao Ministério do Trabalho”, explicou a vice-ministra dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Manuela Rebelo.

A responsável disse ainda que os engarrafamentos que se verificam nas cidades moçambicanas devem-se, muitas vezes, ao facto de todas as instituições terem o mesmo horário de funcionamento.

Segundo a Lusa, a ideia está a ser debatida também na Comissão Consultiva do Trabalho (CCT), que congrega o patronato, os sindicatos e o Governo.

Caso esta ideia vá para a frente, será um excelente benchmark para encontrar formas alternativas de combater os congestionamentos nas cidades. Há que ter em conta, porém, que a forma mais sustentável de o fazer é através das estratégias de mobilidade sustentável e investimento em transportes públicos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...