Governo garante plano ajustado de combate a incêndios



Devido à pandemia de covid-19, o Governo teve de ajustar as suas medidas de prevenção e combate a incêndios florestais para o presente ano, de forma a que se mantivessem eficazes. Neste sentido, o prazo de limpeza de faixas combustíveis foi prorrogado recentemente até 30 abril.

A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, garantiu que as operações em curso de combate a incêndios continuam a ser bem sucedidas, e que está a ser traçado um plano ajustado à situação atual, a conhecer no final do mês.

Neste contexto, existirá uma nova directiva específica coordenada pela GNR, e haverá um investimento maior na vigilância, “nas áreas mais críticas e nos momentos mais críticos”. Patrícia Gaspar avança também, que até ao momento, já se realizaram 3250 ações de sensibilização sobre os riscos dos incêndios florestais, e que existem meios aéreos, meios terrestres, e mais 500 operacionais no terreno que no ano de 2019 (cerca de 11.827).

“Vamos esperar o melhor, preparando-nos para o pior. No caso de haver alguma afectação maior em termos da capacidade de resposta, que neste momento não se estima, estamos a trabalhar na forma de poder dar a volta a esta questão” afirma.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...